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Integração com E-commerce Vinhasoft (Magento)

Tempo de leitura: 12 minutos

Alteração

Diretório

Integração com E-commerce Vinhasoft (Magento)

Configurações > Geral > Aba Plug-in

Módulo

Versão

VSI Gestão

-/-

Magento é a plataforma de e-commerce mais utilizada pelos lojistas que querem conquistar o ambiente virtual, devido às suas soluções abrangentes e flexíveis. O sistema oferece soluções tanto para B2B quanto para B2C.

O ambiente e-commerce Vinhasoft é desenvolvido no Magento. Para que a integração entre os dois sistemas ocorra em harmonia, é necessário que sejam feitas algumas configurações, que serão explicadas abaixo.

Vale ressaltar que o Integrador foi desenvolvido exclusivamente para a plataforma e-commerce Vinhasoft, que utiliza o Magento Comunity, com algumas adaptações referentes às regras de negócio.
Caso o cliente já tenha uma plataforma e-commerce Magento, não será possível realizar a integração sem prévio estudo e manutenção.
Nesse cenário, deve-se entrar com o departamento de Análise (analise@vinhasoft.com.br) para verificar se há possibilidade de integração.

Modificações

A configuração inicial do Integrador do Magento, deve ser realizada pelas equipes de Suporte e Consultoria, devido à natureza de algumas informações técnicas.

Contudo, ressalta-se que há alguns critérios obrigatórios da plataforma e-commerce, como informações do cliente e do produto, estoque, tabela de preço padrão e demais, cuja responsabilidade de correções e alterações são do usuário.

Instalando o Integrador

O integrador é instalado via plug-in; os instaladores devem ser obtidos com a equipe de Desenvolvimento.

Os seguintes arquivos listados abaixo são necessários para o funcionamento do Integrador e devem ser colocados na pasta de instalação do VSI Gestão, conforme a imagem ilustra.

  • vsi_Magento.dll;
  • VSI_Magento_Service.exe;
Arquivos da Integração com o Magento - VSI Gestão

Também será necessário criar um arquivo INI para o vsi_Magento com as informações pertinentes.

IMPORTANTE: Antes de instalar o plug-in, é preciso realizar a instalação do serviço do integrador pelo prompt do Windows.

Para isso, acesse o prompt como administrador e busque a pasta no qual o arquivo vá arquivo VSI_Magento_Service.exe se encontra.

Execute o seguinte comando:

VSI_Magento_Service.exe /install

Para que funcione de maneira correta, é preciso que o caminho do INI esteja correto, do contrário, não haverá instalação.

Feito esse procedimento, será exibida mensagem de sucesso da ação. Vá até os Serviços do Windows e inicie o serviço: Vinhasoft-integração com Magento.

Com os arquivos no local indicado e serviço devidamente instalado, acesse o VSI Gestão, Menu Configurações > Geral, Guia Plug-ins.

Caminho do Plug-in no VSI Gestão

Na tela exibida, selecione a opção “Instalar novo”, destacada na imagem abaixo.

Aba Plugins em Conifgurações do VSI Gestão

Busque pelo caminho da pasta do VSI Gestão e selecione o arquivo “vsi_Magento.dll”. Selecione “Abrir”. O plug-in será instalado.

Instalação de um novo plugin no VSI Gestão

Para que as modificações sejam consideradas, será necessário reiniciar o sistema, conforme indicado na tela.

O sistema deve serre iniciado para refletir as alterações

Ao reiniciar o sistema, encaminhe-se novamente para o menu de Plug-ins.

Selecione o plugin “Integração com o Magento” e clique sobre a opção “Configurar”.

Configurando o plugin da Integração com o Magento

A tela abaixo será exibida:

Configurações do plugin Magento

Os campos deverão ser configurados conforme indicado abaixo. As “Configurações da integração com Magento” serão divididas para melhor entendimento, conforme seus submenus:

Configurações de acesso a API

Configurações de acesso a API

1. Endereço: endereço da  API do site da empresa;

2. Intervalo integração (min): tempo do ciclo de envio e repasse das informações; geralmente será de 1 (um) minuto;

3. Token de acesso: cadeia de caracteres que identifica a página.

IMPORTANTE: as informações listadas acima (itens 1 a 3) serão fornecidas pela equipe de desenvolvimento da Vinhasoft e não devem ser alteradas sem indicação ou autorização.

Configurações dos produtos que serão exportados

Integração com o Magento - Configurações dos produtos que serão exportados

4. Imagem em pixel: dimensões das imagens da mercadoria que será exportado para o Website. Por padrão, as dimensões devem ser de 300×300 pixels (altura x largura);

5. Dados internos Magento: informações que também serão passadas pela equipe responsável pela instalação do website (equipe de desenvolvimento Vinhasoft);

6. Estoque padrão: serão listados os estoques cadastrados no Gestão. O usuário deverá selecionar os estoques que serão utilizados para registro de pedidos via e-commerce. Vale ressaltar que os estoques escolhidos serão consolidados.

7.Tabela de preço padrão: trará as tabelas de preço cadastradas no Gestão que estiverem disponibilizadas para e-commerce;

O responsável pela instalação deve obter essas informações com o usuário previamente.

OBSERVAÇÃO: para que a tabela de preço seja exibida aqui, será necessário marcar a opção “Disponível no ­e-commerce”, em Configurações > Geral > Tabela de preço; selecione a tabela desejada e pressione o botão “Editar”. Na tela que será exibida, clique sobre “Alterar”, marque a flag mencionada anteriormente e para salvar a alteração, pressione “Gravar”.

Integração com o Magento - Habilitando tabela de preços para e-commerce

Configurações gerais e validações

Magento - Configurações gerais e valiações

8. Integrar clientes: a partir da instalação do e-commerce, criará cadastro automático dos clientes do ERP na loja virtual;

9. Importar pedidos: habilitará a importação dos pedidos do e-commerce para o VSI Gestão. Ao habilitar essa flag, serão habilitados os menus Configurações para os pedidos de venda e Configurações dos vínculos de status, entregas e condições de pagamento;

Os itens 8 e 9 ainda estão sobre testes, portanto, seu funcionamento não é pleno

10. Registros não integrados: trará todos os itens que não “subiram” para a loja virtual devido à alguma inadequação.

O tópico 10 será explicado detalhadamente abaixo.

Registros não integrados

A plataforma Magento exige algumas informações relevantes que, para o ERP VSI Gestão, não são obrigatórias. Isso ocorre porque o ambiente web precisa de certos dados para correto funcionamento e indexação em sites de buscas.

Quando ocorrem divergências, elas serão apontadas em “Registros Não integrados”, que também pode ser acessado via Configurações > Integração com Magento > Registros Não Integrados (imagem abaixo).

Magento - Menu dos registros não integrados em Configurações, do VSI Gestão

A tela irá apontar quais os registros que não foram integrados com a plataforma e qual o problema com eles.

No cantor superior esquerdo da tela, estão listados os itens por categoria: Produtos (1), Clientes (2), Grupos (3) e Subgrupos (4); cada categoria tem subcategorias indicando quais são os problemas dos registros.

Magento - Tela principal de Registros não Integrados

Abaixo, a descrição de cada categoria e suas respectivas exigências:

1. Produtos

Para os produtos, as regras da plataforma Magento a serem cumpridas são:

  • As mercadorias que serão veiculadas no e-commerce devem ter uma imagem;

O cadastro do produto precisa conter uma foto (Cadastros > Produtos > Aba Foto).

Ressalta-se a importância da qualidade da imagem e suas dimensões;

Magento - Cadastro de Produtos - Aba Foto
  • Os produtos precisam ter valor (preço);

É necessário atentar-se se a tabela de preço veiculada no e-commerce está devidamente configurada no produto em questão;

  • As mercadorias devem estar disponíveis para comercialização no e-commerce;

Além do cadastro do produto estar ativo, as mercadorias que serão disponibilizadas na loja virtual precisam estar devidamente configuradas em Cadastros > Produtos, Aba Web, opção “Disponível para venda via WEB”, conforme ilustra imagem abaixo:

Magento - Disponível para venda via e-commerce
  • A descrição precisa ser exclusiva;

A descrição do produto comporá a URL no e-commerce (ilustração abaixo), portanto, cada item deve possuir uma.

URL (endereço)

Por padrão, será utilizada a descrição atribuída em Cadastros > Produtos, Aba Web, campo descrição resumida.

Magento - Descrição resumida para web do cadastro do produto

Caso este campo não esteja preenchido, será utilizada a descrição original do produto.

OBSERVAÇÃO: Recomenda-se que a descrição resumida seja usada para poder destacar diferenças do cadastro do produto interno e na web, como características exclusivas ou informações que auxiliarão na busca orgânica dos sites de busca.

Se algum mercadoria não cumprir algum dos requisitos acima, ela será listada em uma das subcategorias: Sem imagens (A), Desativado (B) ou Outros problemas (C).

Magento - Registros não integrados - Produtos e subcategorias

Como o nome indica, em Sem imagens (A) serão informados todos os produtos que não tiverem uma foto; em Desativados (B), estarão todos os itens que estiverem desativados para a venda WEB ou que não estiverem com preço.

Quando o produto estiver em Outros Problemas, será apontado o porquê de não ter ocorrido o upload (descrição duplicada, problemas com o tipo de imagem, dentre outros).

Magento - Registros não integrados - Produtos com outros problemas

2. Clientes

O cadastro de clientes deve obedecer às seguintes exigências:

  • Os clientes devem ter um CNPJ ou CPF cadastrados;

O cadastro do cliente precisa de um CNPJ ou CPF cadastrado para que seja integrado à plataforma e-commerce. Quando não possuir este dado, ele irá ficar “parado” em Sem documento (A);

  • Todo cliente deve ter um e-mail exclusivo;

Cada entidade deve possuir um e-mail, e este deve ser único. Se o cliente não possuir e-mail, ele será inserido em “Sem e-mail (B); Caso mais de um cliente possua o mesmo endereço eletrônico, ele será jogado na subcategoria “E-mails duplicados (C)”;

Magento - Tela de registros não integrados - Clientes

O e-mail do cliente pode ser alterado e/ou cadastrado está em Cadastros > Entidades, Tela principal, campo “E-mail”.

3. Grupos

Os grupos são as categorias da plataforma e-commerce; para cada grupo, será gerada uma URL. Dessa forma, quando o consumidor clicar sobre a categoria, ele poderá ver todos os produtos que foram vinculados à esta.

Portanto, não serão aceitos grupos com o mesmo nome, indiferente de acentuação e ou letras maiúsculas (Exemplo: Informatica, INFORMATICA, Informática).

Os grupos que apresentarem informações idênticas serão restritos de upload à loja virtual, ficando em Outros Problemas.

Magento - Registros não integrados - Grupos_03

4. Subgrupos

A mesma regra se aplica aos subgrupos: não é permitido que subgrupos tenham nomeação idêntica, ainda que estejam registrados sobre diferentes grupos (Exemplo: grupo “banheiro”, subgrupo “luxo” e grupo “Cozinha”, subgrupo “luxo”).

Ocorrências desse tipo serão listadas em Subgrupos: Outros problemas.

Magento - Registrados não integrados -Subgrupos

Corrigindo registros não integrados

Há duas formas de corrigir os registros não integrados: na própria tela, clicando duas vezes sobre o item indicado, independente da categoria (Produtos, Clientes, Grupos e Subgrupos), conforme a imagem abaixo ilustra:

Magento - Registros não integrados - Correção de mercaodorias

Ou o usuário pode optar por gerar um arquivo Excel com todos os itens incorretos e corrigi-los diretamente em seus menus.

Para gerar o arquivo Excel, basta clicar sobre a categoria desejada e clicar sobre o botão de mesmo nome, localizado no canto direito inferior da página.

Magento - registros não integrados - Tabela de excel

Após a correção das incongruências, os itens podem ser integrados novamente clicando com o botão direito do mouse sobre a tela e selecionando dentre as opções:

  • Marcar para integrar novamente;
  • Marcar todos para integrar novamente;
  • Desmarcar para integrar novamente;
  • Desmarcar todos para integrar novamente;
  • Integrar novamente marcados.

IMPORTANTE:
–> Ainda que seja optado pela exportação da lista em Excel, será necessário integrar os produtos novamente!
> Só será possível realizar a integração novamente após a correção dos registros!

Magento - Corrigindo registros não integrados

Demais configurações

Assim como a plataforma Magento possui alguns requisitos para veiculação de produtos e clientes, o VSI Gestão exige algumas informações para que um pedido seja inserido no sistema.

Para que o VSI Gestão “reconheça” esses dados, será necessário criar essa informação padrão (vendedor e usuário, por exemplo) e fazer uma correlação das configurações referentes ao status de pedido, condições de pagamento e entrega.

Ao habilitar a flag de Importar Pedidos, serão habilitados os menus descritos abaixo.

Configurações para os pedidos de venda

IMPORTANTE: As opções disponíveis nesse submenu só serão habilitadas se o item 9, “Importar pedidos”, estiver assinalada.

Magento - Configurações para os pedidos de venda

11. Usuário: usuário responsável pela “inserção” dos pedidos da plataforma Magento no VSI Gestão;

12. Vendedor: definirá o vendedor padrão para todos os pedidos provenientes do ­e-commerce.

OBSERVAÇÃO: Recomenda-se que sejam criados cadastros específicos para o ­­e-commerce, dessa forma, informações sobre a venda no e-commerce serão identificadas de forma mais rápida e a análise de relatórios será mais compreensível.

Ainda nesse menu, há a flag“ Atualizar endereço de entrega definido no Magento ao importar o pedido”. Ao marcar essa opção, o endereço de entrega definido no website pelo cliente será atualizado com as informações do cadastro do cliente no sistema.

Magento - Atualizar endereço de entrega - Configuração

Essa opção foi criada visando garantir a integridade dos dados, haja vista que os dados inseridos pelo cliente podem não ser preenchidos corretamente.

Configurações dos vínculos de status, entregas e condições de pagamento

Como explicado acima, será necessário fazer uma correlação das informações do Magento com as do VSI Gestão para que o pedido seja importado corretamente.

Para configuração deste menu, além da flag Importar Pedidos (item 9), as informações das Configurações de Acesso a API devem estar corretas, para que ocorra a conexão e as informações da plataforma e-commerce sejam carregadas.

No menu Configurações dos vínculos de status, entregas e condições de pagamento, existem três itens que precisam ser correlacionados, sendo eles: Status dos pedidos, Formas de entregas e Condições de pagamento.

Magento - Submenu de Configurações dos vínculos de status, entregas e condições de pagamento

Status dos pedidos

Os pedidos no VSI Gestão têm status que podem ser definidos pelo usuário; no e-commerce, também existem status padrões que indicam a situação do pedido.

Ambos precisam ser correlacionados.

Ao clicar sobre “Status dos pedidos”, será exibida a seguinte tela:

Magento - Correlação dos status do pedido VSI Gestão

No canto esquerdo da tela, serão listados os status do Magento, em inglês (confira a tabela abaixo com a tradução); do lado direito, os status do pedido do Gestão.

Para fazer a vinculação, será necessário clicar sobre o registro desejado e escolher qual status do Gestão condiz com o do Magento na lista sobre o nome “Status do pedido“, conforme imagem abaixo.

Magento -Lista dos status do pedido para correlação

OBSERVAÇÃO: Os status listados aqui são os configurados em Configurações > Cadastros em Geral > Cadastro de Status > Menu Pedido de venda.

Status MagentoTradução
CanceledCancelado
ClosedFechado (por problemas)
CompleteCompleto; finalizado
Suspected FraudSuspeita de fraude
On HoldEm espera
Payment ReviewRevisão de pagamento
PayPal Canceled ReversalCancelamento de reversão pelo Paypal
PayPal ReversedReversão do Paypal
PendingPendente
Pending PaymentPagamento pendente
Pending PayPalPendente (Paypal)
ProcessingProcessando

Feitas as alterações, clique sobre “OK”.

Formas de entrega

As formas de entrega do Gestão (Configurações > Entregas/saídas a campo > Forma de entrega) também precisam ser vinculadas.

O menu é semelhante ao de Status do pedido. No lado esquerdo da tela, serão descritos as formas de entrega do Magento e, no direito, as do sistema.

Magento - Lista de forma de entrega

A correlação é feita clicando sobre o status desejado do Magento e vinculando a forma de entrega correspondente na lista de seleção.

Magento - Lista de forma de entrega correlação

Realizadas as alterações , clique sobre “OK”.

Condições de pagamento

Esse trecho está sobre atualização! Alterações podem ser feitas de acordo com as melhorias indicadas pelos nossos clientes!

As condições de pagamento do Magento precisam ser vinculadas às condições e aos tipos de pagamento do VSI Gestão.

Métodos de pagamento - Integração E-commerce e VSI Gestão

O vínculo será estabelecido da mesma maneira que os status de pedidos e formas de pagamentos: escolhendo a condição do Magento desejada no lado esquerdo da tela e relacionando a condição e o tipo de pagamento na lista de seleção abaixo do quadro.

Magento - Condição e tipo de pagamento VSI Gestão

Finalizados os vínculos, clique sobre “OK”.

Updated on 21 de maio de 2020

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