1. Início
  2. Knowledge Base
  3. Novidades
  4. 2020
  5. E-commerce Vinhasoft: configurações e recomendações

E-commerce Vinhasoft: configurações e recomendações

Tempo de leitura: 9 minutos

Alteração

Diretório

E-commerce Vinhasoft

Diversos

Módulo

Versão

VSI Gestão

-/-

Hoje, é essencial que o seu negócio esteja presente em todas as plataformas digitais, mídias sociais e especialmente, venda online.

O e-commerce não é mais uma tendência e, sim, uma realidade. Com as constantes mudanças que estamos vivendo, que tornam a rotina cada vez mais atribulada, sua loja precisa alcançar o consumidor de forma fácil e eficiente.

E que forma mais simples de estar presente na vida dos seus clientes que não por meio da internet? Pensando em facilitar a ida dos clientes para o mundo virtual, a Vinhasoft desenvolveu plataforma e-commerce para seus clientes, com integração das informações do ERP; dessa forma, o gestor acompanhará suas vendas de um local só.

A loja virtual

Ao “abrir” uma loja virtual, o gestor deve estar ciente de que ela será como uma filial, um novo negócio, e que deve obedecer regras e às leis específicas do ambiente eletrônico (Decreto Federal 7.962/13 – A Lei do E-commerce) ), a qual destaca, no Artigo 1º:

I – informações claras a respeito do produto, serviço e do fornecedor;

II – atendimento facilitado ao consumidor; e

III – respeito ao direito de arrependimento.

Além dessas questões, o gestor deve ter em mente que o e-commerce também exigirá regras de negócio e um planejamento diferenciado, haja vista que o ambiente virtual é mais competitivo e com mais variedade, além de oferecer dinamismo; os quesitos considerados benéficos para a abertura de uma loja virtual também são os que exigem mais atenção, como disponibilidade de atendimento (clientes compram online especialmente pela rapidez com que o negócio é concluído) e logística de entrega.

E-commerce  e VSI Gestão

A plataforma e-commerce Vinhasoft é desenvolvida com Magento e terá sua instalação e configuração inicial realizadas pela equipe Vinha (você também pode conferir o tutorial aqui).

O gestor e sua equipe, contudo, devem ter algumas informações no VSI Gestão já parametrizadas.

Cadastro do Produto

O produto é de extrema importância para e-commerce, portanto, todos os detalhes que definam melhor a mercadoria para o cliente devem estar preenchidos.

Para integração com o e-commerce, serão consideradas as seguintes informações e parâmetros do Cadastro do Produto (Cadastros > Produtos, ou o atalho CTRL +P) :

  • Foto do produto: a foto que ilustrará a mercadoria no e-commerce será a mesma definida na Aba Foto, conforme imagem abaixo:
Aba Foto, do Cadastro de Produtos (imagem do e-commerce)

Para inserir uma foto nesta aba, é necessário ter configurado previamente um local para busca das imagens, definido em Configurações > Geral > Guia Geral, Menu Cadastro de Produtos, em “Localização das fotos”, como ilustrado abaixo:

IMPORTANTE: As fotos precisam estar em uma pasta compartilhada do servidor, e não podem estar organizadas em subpastas;
A extensão das fotos precisa ser jpeg.

Localização-das-fotos-dos-produtos - Configurações Gerais

Para ajudar na busca e ranqueamento do seu site no Google, atribua nomes as suas fotos referentes aos produtos que estão sendo ilustrados.

  • Na guia Web, as mercadorias que serão veiculadas na loja virtual devem ter a flag “Disponível para venda via Web” marcada, conforme imagem abaixo:
Magento - Disponível para venda via e-commerce
  • O campo de Descrição Resumida, da mesma aba, também será usado na integração. Quando preenchido, esse será o “nome” do produto na loja virtual e também seu endereço eletrônico.
Descrição resumida do produto no Cadastro do produto

Quando não houver uma descrição resumida, serão utilizadas as informações do campo “Descrição”, na tela principal do Cadastro de Produto.

A descrição do produto será usada para compor a URL no e-commerce, logo, duas mercadorias não podem ter a mesma descrição. O endereço precisa ser único para cada produto.

URL do e-commerce com a descrição do cadastro do produto
A descrição também é o endereço do produto no website, portanto, deve ser único para cada mercadoria

Recomenda-se também que a descrição resumida seja usada para poder destacar diferenças do cadastro do produto interno e na web, como características exclusivas ou informações que auxiliarão na busca orgânica dos sites de busca.

  • As informações de largura, altura, comprimento e diâmetro são dados importantes para “visualização” do produto pelo consumidor, bem como para postagem pelos Correios e demais transportadoras. Esses dados devem ser preenchidos na aba “Outros” (atenção à especificação, que é em metros):
Aba Outros, Dimensões do produto para descrição no e-commerce.

No website, esses dados serão exibidos no campo “Mais Informações”, conforme a imagem abaixo demonstra:

Informações de dimensões do produto no e-commerce
  • Os dados da guia “Obs. Técnicas também serão veiculados na loja virtual no campo Mais Informações, em “Descrição”:

Recomenda-se atenção quanto aos detalhes inseridos nessa aba. Faça uma pequena apresentação do produto com dados importantes para que o cliente “conheça” a mercadoria: descrição, cor, capacidade, validade, o que ela pode e não pode fazer, etc. Quanto mais rica a descrição, mais chances de convencer o consumidor a comprar a mercadoria e riscos de reclamações que podem vir a causar danos à reputação da sua loja.

Aba-Observações-tecnicas-do-Cadastro-de-Produto-VSI-Gestão
Mais Informações - Descrição dos produtos no E-commerce
Dados da Descrição do Produto são retirados da Aba “Obs. Técnicas” do Cadastro do Produto
  • Grupos e subgrupos dos produtos (Cadastros > Produtos, tela principal, ou Configurações > Cadastro de Produtos > Grupo de Produtos) são as categorias e subcategorias na loja virtual. Assim como as seções da loja, eles são importantes pois ajudam o cliente a navegar pelo site em busca de produtos específicos. Especifique os grupos e subgrupos de maneira organizada e descritiva. Evite abreviações!
Grupos e subgrupos com informações descritivas pobres
Evite descrições vagas nos grupos e subgrupos; seja detalhista e divida seus produtos com organização

 IMPORTANTE: grupos e subgrupos são obrigatórios para a integração das mercadorias do Gestão no e-commerce.

Categorias e subcategorias dos produtos na plataforma E-commerce Vinhasoft

Cadastro de Clientes

Quanto ao Cadastro de Clientes, o e-commerce utiliza duas informações: e-mail e CPF/CNPJ.

O e-mail que será veiculado no e-commerce é aquele preenchido na tela principal do Cadastro de entidades (Cadastros > Entidades), conforme a imagem abaixo destaca.

E-commerce - Campo do e-mail no Gestão

ATENÇÃO: É importante destacar que o e-mail será “a chave” do cadastro do cliente na plataforma virtual, portanto, cada cliente deve ter um e-mail único.

Já o CPF ou CNPJ da entidade podem ser visualizados na Aba “Outros” do referido cadastro. A informação é obrigatória para a subida do cliente no e-commerce.

Cadastro de Entidades - Aba Outros - Campo CPF-CNPJ

Vendedor e usuário

Para as vendas no e-commerce, será possível atrelar um vendedor e usuário.

O recomendado é que o vendedor seja específico para as vendas online, assim o gestor poderá acompanhar os resultados da plataforma de forma mais apurada.

Um vendedor é cadastrado em Cadastros > Entidades.

Se você tiver dúvidas de como realizar o cadastro do vendedor, acesse aqui.

Pedido de venda e financeiro

Status do pedido

A plataforma e-commerce trabalha com status nos pedidos, com intuito de facilitar a visualização das fases tanto para o gestor quanto para o cliente da loja virtual.

Portanto, obrigatoriamente, o usuário do VSI Gestão deverá trabalhar com status nos seus pedidos de venda no Gestão para trabalhar com e-commerce.

A configuração dos status dos pedidos é feita em Configurações > Cadastros em geral > Cadastro de Status.

Configurações - Cadastros em Geral - Cadastro de Status
Cadastro de Status do Pedido desenhado - VSI Gestão

O Magento, plataforma na qual é desenvolvido o e-commerce Vinhasoft tem por padrão oito status que não podem ser alterados.

São eles:

Status MagentoTraduçãoSignificado
NewNovoEste status é aplicado para todos os pedidos que entram na loja e ainda não foram revisados, ou seja, pedidos que acabaram de entrar
Pending PaymentPagamento pendenteQuando utilizada alguma das formas de pagamento, o pedido passa de novo para pagamento pendente, ou seja, está aguardando algum pagamento para ser encaminhado a próxima fase.
ProcessingProcessando Este status é aplicado para qualquer pedido que venha a ter uma fatura ou um envio gerado. É a partir desde tipo de status que as informações passarão a ser exibidas para o cliente.
CompleteCompletoQuando um pedido é faturado e entregue, ele adota o status de Completo, ou seja, foi finalizado e não há mais nada a ser feito.
CanceledCanceladoPedidos com esse status só serão cancelados por meio do Gestão ou pelo admin do Magento
HoldedEm espera Pedidos que precisam ser “segurados” (congelados) por um tempo ficam com esse status. Um exemplo é quando este é pago com boleto bancário
Payment ReviewPagamento em revisãoO pagamento do pedido está sendo revisado; isso pode ser acionado por módulo em suspeita de fraude ou por meio do Gestão

Recomenda-se que cada status do Magento seja associado a um status distinto no VSI Gestão. Isso ajudará na rápida identificação de qual etapa o pedido se encontra e na organização das informações.

Condições e tipos de pagamento

O Magento também traz diversas formas de pagamento: boleto, cartão, que precisarão ser vinculadas às condições e tipos de pagamento do VSI Gestão.

Portanto, é importante que as condições e tipos de pagamentos estejam cadastradas de maneira adequada.

Para cadastrar condições de pagamento, basta acessar Configurações > Financeiro > Condições de Pagamentos.

Configurações > Financeiro > Condições de pagamentos
Caminho para Condições de Pagamentos no VSI Gestão
Tela de condições de pagamento - E-commerce
Tela da Condições de Pagamentos

Já os tipos de pagamento podem ser inseridos em Configurações > Geral > Aba Contas Padrões.

Configurações - Geral -ABa Contas Padrões - Tela do tipo de pagamento (E-commerce)

OBSERVAÇÃO: As configurações acima podem exigir nível de acesso de administrador. Caso haja dúvidas no momento da alteração ou inclusão das informações, entre em contato com o Departamento de Projetos

Formas de entrega

As formas de entrega também precisarão ser alinhadas entre a plataforma e-commerce e o VSI Gestão.

Mais uma vez, destaca-se a importância de ter formas de entrega específicas para vincular à loja virtual. Dessa forma, o gestor pode identificar qual é a forma de entrega mais frequente, por exemplo, e contratar uma transportadora para os pedidos online, ou fechar um pacote especial com os Correios, verificar a possibilidade de concessão de frete grátis a partir de um valor específico, dentre outros padrões que podem ser identificados.

Para cadastrar formas de entrega no VSI Gestão, basta acessar Configurações > Entregas/saídas a campo > Formas de entrega.

Configurações - Entregas Saída a Campo - - Formas de entrega
Caminho no Gestão para Formas de Entrega
Tela das Formas de entrega para e-commerce
Tela da forma de entrega

Este artigo está em construção! Se você usa a plataforma e-commerce Vinhasoft e quer mandar alguma sugestão, faço uso dos comentários ou mande e-mail para raissa.dias@vinhasoft.com.br

Updated on 21 de maio de 2020

Was this article helpful?

Related Articles

Deixe um comentário