Ocorrências CNAB 400 Banco Itaú

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Diretório

Novas ocorrências CNAB 400 Itaú

Finanças > Arquivo CNAB > Ocorrências

Módulo

Versão

VSI Gestão

2018.12 R2

A partir da versão 2018.2 R2 , o VSI Gestão possibilitará ao usuário efetuar de forma simples a solicitação de baixa do título, alteração do vencimento do título, e solicitação de protesto do título, chamadas de ocorrências; o envio dessas opções ao banco acontecerá de forma automática por meio da nova funcionalidade.

O que é uma ocorrência?

Ocorrência é uma instrução bancária definida por um código. Esse código é enviado no arquivo de remessa por título, que tem como finalidade definir o que deve ser feito com o título no banco.

Modificações

Habilitando a ferramenta

A configuração para ativar a funcionalidade do envio das ocorrências deve ser habilitada no VSI Gestão em Configurações > Geral, Guia Geral > Menu Financeiro, marcando a opção: Ativar controle de ocorrências bancárias (Itaú).

Configuração geral para Ativar o controle de ocorrências bancárias referente ao Banco Itaú - CNAB 400

Recomenda-se que o sistema seja reinicializado para que para a ativação da funcionalidade seja bem-sucedida.

Com a ativação da configuração, serão liberadas as seguintes ocorrências:

  • (02) PEDIDO DE BAIXA

A ocorrência de pedido de baixa significa que está sendo solicitado que o título seja cancelado no banco;

  • (06) ALTERAÇÃO DO VENCIMENTO

A ocorrência de alteração de vencimento significa que o título teve uma nova data de vencimento definida e que a data precisa ser alterada no banco;

(09) PROTESTAR

A ocorrência de protesto significa que o título precisa ser enviado para protesto por falta de pagamento.

Onde disparar uma ocorrência

A ocorrência é aplicada por título e pode ser aplicada apenas em títulos já registrados no banco (aqueles que já foram enviados em uma remessa com a ocorrência 01 para registro).

Pedido de baixa

  • Finanças > Contas a Receber > Inativar: ao inativar, será enviada solicitação de cancelamento para o banco e o título cancelado no VSI Gestão;
  • Finanças > Contas a Receber > Efetuar baixa no banco: com essa opção, será enviada uma solicitação para cancelamento do título no banco;
  • Finanças > Contas a Receber > Receber > Renegociar saldo: por meio dessa função, será enviada solicitação de cancelamento para o banco e o título ficará como renegociado no VSI Gestão;
  • Finanças > Contas a Receber > Receber > Quitar com outro tipo de pagamento: será enviada a solicitação de cancelamento para o banco e o título ficará como quitado com outro tipo de pagamento no VSI Gestão.

Alteração do vencimento

A ocorrência de alteração de vencimento do título poderá ser enviada nas seguintes situações:

  • Finanças > Contas a Receber > Prog. Pgto.: ao escolher esta função, será enviada solicitação de alteração do vencimento ao banco e o título ficará com nova data de vencimento do VSI Gestão.

Protestar

A ocorrência de protesto do título só poderá ser enviada nas seguintes situações:

  • Finanças > Contas a Receber > Enviar para cartório > Protestar: ao protestar o título, será enviada a solicitação de protesto para a instituição e o documento no Gestão ficará como protestado no VSI Gestão.

Como enviar as novas ocorrências na remessa?

As ocorrências aplicadas aos títulos serão inclusas de forma automática na próxima remessa gerada, evitando, dessa forma, que alguma informação seja perdida.

Como acompanhar as ocorrências geradas?

Com a ativação da configuração geral, o sistema irá liberar uma nova tela para controle das ocorrências, em Finanças > Arquivo CNAB > Ocorrências.

Menu Ocorrências no Menu do Arquivo CNAB

A tela de ocorrências possibilitará que o usuário acompanhe a situação dos títulos; para identificar melhor cada situação, é possível verificar as legendas existentes na tela.

Tela de Ocorrência do Banco Itaú (CNAB 400) no VSI Gestão

Vale ressaltar que, com a configuração ativa, todos os grupos de usuários com a flag “Acessar” marcada no Editor de Níveis terão acesso à tela de ocorrência (Configurações > Usuários > Editor de Níveis > Aba Financeiro, Menu Arquivo CNAB).

33213 - Editor de níveis do Arquivo CNAB no VSI Gestão

Apliquei uma ocorrência errada ao título, como desfazer?

Caso você tenha aplicado alguma ocorrência (seja baixa, alteração de vencimento ou protesto) a algum título e deseja desfazê-la, esta apenas poderá ser “desfeita” antes do envio do arquivo de remessa.

Para cancelar a ocorrência é necessário acessar Finanças > Arquivo CNAB>Ocorrências, localizar o título com a ocorrência que deseja desfazer, selecioná-lo e pressiona o botão “Ignorar ocorrência”.

Feito isso, o sistema irá desconsiderar a ocorrência e, ao atualizar a tela, o título será removido.

OBSERVAÇÃO: A opção “Ignorar ocorrência” apenas desfaz a ocorrência enviada para o banco; o status do título do Contas a Receber (no menu Finanças do VSI Gestão) continuará igual.
Caso necessário, o status deverá ser alterado manualmente.

Ao tentar desfazer uma ocorrência, caso o título já esteja em uma remessa, será retornada a seguinte mensagem:

33213 - Mensagem de ocorrência já contida na remessa
Updated on 15 de janeiro de 2020

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