Alteração
Diretório
Consulta de análise de crédito no orçamento e pedido de venda
Vendas > Orçamento
Vendas > Pedido
Módulo
Versão
VSI Gestão
2019.11
Muitas empresas necessitam realizar a análise de crédito do cliente para que haja a liberação da venda. Contudo, para realizar essa operação hoje no VSI Gestão, é necessário acessar diversas telas, obrigando o usuário, inclusive, a abrir mais de uma janela do sistema.
Uma nova opção nas ferramentas de orçamento e pedido de venda permitirá que a análise seja feita diretamente nas telas citadas.
Modificações
Habilitando a ferramenta
Em Configurações > Geral, Aba Geral, Menu Pedido de venda/orçamento, foi criada a configuração “Habilitar atalho para análise de crédito”.

Recomenda-se que o sistema seja reinicializado para que a ativação da funcionalidade seja bem-sucedida.
Também há bloqueio para visualização da análise de crédito por usuário. Em Configurações > Usuários > Editor de níveis > Aba Faturamento, Menu Outras Opções, foi inclusa a alternativa “Consultar total de vendas”.

Alguns dados, contudo, serão exibidos respeitando editor de níveis específicos, conforme explicação abaixo.
Análise de crédito do cliente
Com a configuração ativa, a opção “Consultar análise de crédito CTRL + ALT + A” será exibida nas telas de Pedido (atalho F2) e Orçamento (atalho F4), ambas acessíveis pelo menu Vendas.
O usuário pode optar por usar o atalho ou, ainda, clicar com o botão direito sobre a tela e localizar a opção.


A consulta disponibilizará os seguintes menus:

A aba “Contas em aberto”, como o nome indica, trará a relação de todas despesas do cliente, com suas respectivas informações (datas de entrada e vencimento, valor, status).
Os títulos podem ser filtrados por empresa, data, status (se quitado e/ou em aberto) e por tipo de pagamento.


Já a aba “Créditos/Débitos” trará as informações contidas na aba de mesmo nome do cadastro de entidades.

Ao clicar sobre a opção “Mostrar documento”, contudo, apenas a visualização da conta será permitida, sendo as demais funcionalidades da tela ‘bloqueadas’.


Já o “Total de Vendas” exibirá algumas informações importantes referentes às aquisições realizadas pelo cliente: a data, o valor e a quantidade da maior venda (1), da menor venda (2), da última venda (3) e da primeira venda (4).

O campo Total de vendas (5) informará a quantidade de itens e o montante adquirido pelo consumidor em questão.
Esses dados podem ser filtrados por data.
Vale ressaltar que a consulta da análise de crédito só funcionará quando a configuração geral estiver habilitada.