ATENÇÃO: O processo descrito abaixo envolve alteração de configuração fiscal. Informe-se com o seu departamento contábil antes de realizar qualquer modificação
Os tipos de saída são parte importante da parametrização dos documentos de venda. É por meio dele que são identificados quais tributos serão pagos, a forma como as contas geradas a partir deste serão tratadas, a movimentação de estoque, dentre outros.
Para cadastrar um tipo de saída no VSI Gestão, é bem simples: basta acessar Configurações > Nota Fiscal > Cad. de tipos de saída.

Todos os tipos de operações de saída cadastrados serão exibidos na parte lateral esquerda da tela.

Clique sobre “Novo” para incluir um tipo de saída.
Os seguintes campos devem ser preenchidos:

1. Código: preenchido de forma automática pelo Gestão;
2. Descrição do tipo de saída: atribua uma descrição para o tipo de saída, de preferência, uma de fácil identificação da operação que ela irá atender;
3. CFOP base: indique qual o CFOP que irá reger o tipo de saída (os CFOPs podem ser consultados em CFOP > Nota Fiscal > CFOP) . Ressalta-se que o sistema irá obedecer às configurações desse CFOP;
4. Ativo: flag virá marcada automaticamente na criação de um registro;
5. Operação envolvendo serviços: caso o tipo de saída cadastrado seja para venda de serviços, flag deverá ser marcada;
6. Operação/CFOP: aqui, deverão ser indicadas os CFOPs específicos para cada tipo de operação descrito.
Aba Outras Configurações
Na aba “Outras Configurações”, que é exibida logo abaixo na tela principal, as seguintes alternativas são exibidas:

7. Não gerar integração contábil: quando a empresa utilizar o VSI Contábil, a opção deverá ficar desmarcada;
8. Venda para consumidor final: ao cadastrar um tipo de saída para consumidor final, esta flag deve ser assinalada;
9. Indicador de movimentação física do produto para o SPED: caso a empresa gere o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), será possível definir a informação sobre a movimentação de estoque a ser enviada neste através das seguintes alternativas: “Seguir a opção ‘movimenta estoque’ do CFOP base”, “Informar que houve movimentação física” ou, ainda “Informar que não houve movimentação física”.
IMPORTANTE: o campo 9 é de preenchimento obrigatório.

Aba Dados Contábil
Se a empresa gera SPED, será necessário definir uma conta contábil para cada tipo de saída. Assim, essas operações serão direcionadas para a referida conta na geração do SPED.
Vale ressaltar que os cadastros de tipos de saída para dentro e fora do estado precisam ser feitos separadamente, para todas as operações.

Aba NF-e/NFC-e
É nesta aba que será configurado o indicador de presença padrão.
O indicador de presença é o campo da nota fiscal que tem como objetivo identificar a presença (ou não) do contribuinte no estabelecimento comercial.
Para cada tipo de saída, é necessário configurar um indicador. Ressalta-se que o usuário deve estar atento ao preenchimento correto de todas as informações do cadastro de tipo de saída e, em caso de dúvidas, deve consultar seu departamento contábil ou responsável.

Abas IPI, ICMS e PIS/COFINS
As abas IPI, ICMS e PIS/COFINS foram inseridas recentemente no Cadastro de Tipo de saída, visando atender aos clientes que trabalham com algum tipo de situação especial dos respectivos impostos e que não se enquadram nas regras do cadastro.
Para ativar as configurações do IPI, assinale a flag “Não utiliza regras do cadastro”.

O CST (Código de situação tributária) e alíquota para a situação especial de IPI precisarão ser indicados.
Quando a flag estiver ativa, o preenchimento destes campos será obrigatório, e a gravação das alterações não será permitida sem eles.
Para ativar as configurações do ICMS, assinale a flag “Utilizar regra especial”. Introduza qual o CST será tratado, bem como suas respectivas alíquota e redução.

Para tratativa de situação especial de PIS/COFINS, é preciso ativar a flag “Não utiliza regras do cadastro”. O CST e alíquota do PIS e COFINS precisarão ser indicados, haja vista que o sistema não permitirá a gravação dessas alterações enquanto estes campos não forem preenchidos.

Definição do tipo de saída padrão
É possível definir tipos de saída padrões para diferentes operações no VSI Gestão.
Essa configuração se dá em Configurações > Geral > Tipos de Saída.


Ali, serão listadas as diferentes operações e, à frente de cada uma, um campo para escolha dos tipos de saída para dentro e fora do estado.

Ao clicar sobre a seta, serão exibidos os tipos de saída cadastrados previamente em Configurações > Nota Fiscal > Cad. de tipos de saída.
Defina os necessários e grave as alterações.
Ressalvas
